Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.8/5 (9 votos)

ONLINE
1

 

 

 


contador para blog

 


Curso Cultivo de Camarão de Água Doce

CURSO CULTIVO DE CAMARÃO DE ÁGUA DOCE

 

Saiba como entrar no ramo de cultivo de camarões de água doce. Esta atividade está crescendo rapidamente e tem se mostrado promissora. Aprenda sobre recria, reprodução, condições logísticas, morfologia, desenvolvimento e muito mais

CURSO

TODOS CURSOS

 

Curso Cultivo de Camarão de Água Doce - Piscicultura. O negócio de camarões de água doce vem se ampliando de forma espetacular, e a implantação de seu cultivo é muito menos trabalhosa do que a de camarões marinhos. Quem se interessa por esse negócio, mesmo em áreas com climas variados, propriedades pequenas, médias ou as de maiores portes, podem aplicar nessa produção, pois o retorno é compensador. E para auxiliar quem almeja investir no negócio de camarões de água doce, a Universidade Online de Viçosa - UOV elaborou o Curso Online Cultivo de Camarão de Água Doce. O conteúdo do curso versa sobre todas os estágios de criação do camarão de água doce, como a larvicultura, relação com colaboradores, mão de obra necessária, uso de utensílios, conhecimento sobre a qualidade de água, tecnologias de conservação, condições logísticas, recria, reprodução, morfologia, desenvolvimento etc. 

 

Curso Cultivo de Camarão de Água Doce

 

Confira os detalhes sobre camarões de água doce. O que você precisa saber referente a recria, reprodução e desenvolvimento

 

Além de domínio sobre as tecnologias e as condições de logísticas, também é preciso levar em conta,  pontos como: conhecimento sobre o mercado, aquisição de mão de obra, local para instalar viveiros, acesso e outros pormenores. Como montar uma criação de camarão curso ead.

Para principiar a recria se efetua o povoamento dos viveiros com pós-larvas (estágios iniciais conseguido por meio de um método de manutenção das larvas em aparelhagens específicas - laboratórios de larvicultura). Enquanto a reprodução dessa espécie de camarão começa na água doce. Porém, quando as fêmeas desovam as larvas é necessário que elas (larvas) permaneçam em água salobra ao longo de aproximadamente 40 dias, tempo em que acontecerá a metamorfose, podendo serem colocadas nos viveiros de água doce. Esse trabalho com a larvicultura é tecnicamente complexo.

O camarão da malásia traz resultado econômico compensador, uma vez que é bom em crescimento, quando o seu cultivo é em água com temperaturas de 25ºC a 28ºC. Assim sendo, é aconselhável se fazer uma pesquisa das temperaturas mensais, dentro do período dos últimos 10 anos, para se chegar a um número maior de safras anuais, de duas a três.

É importante que se escolha uma topografia apropriada para implantação do cultivo, é preferível que o terreno seja inclinado suavemente (2%), isso resulta numa maior economia na implantação dos viveiros. Também se aconselha a utilização de solos mais convenientes, os que possuem teor silte argiloso entre 30% e 70%. Quando o solo é bastante arenoso facilita para uma infiltração maior, e isso torna mais trabalhoso o cuidado com a água nos viveiros. Só que, se os solos forem muito argilosos, também causam problemas, podem acarretar pequenas fendas (rachaduras) nas partes que estão fora da água.

Mesmo que seja possível pequenos produtores investirem no negócio, sugere-se que principiantes obtenham pós-larvas de laboratórios comerciais para começar o povoamento dos viveiros de recria.

O consumo de camarões é intensamente variado, é uma espécie de alimento com muita procura por empresas de supermercados, comércios especializados em pescados, hotéis e restaurantes. O camarão é um artigo nobre, com ampla aceitação nos mercados interno e externo. Curso cultivo de camarão de água doce a distância.

 

Saiba mais sobre a morfologia do camarão de água doce

Se você quiser saber mais sobre os camarões de água doce, inicie pela sua morfologia. Os Macrobrachium tem o corpo que se divide em duas partes básicas: o abdômen (cauda) e o cefalotórax (cabeça), ambas constituídas por vinte partes, seis dos quais constitui o abdômen e catorze fundidos, formando o cefalotórax.

O exoesqueleto ou cutícula, formado de quitina e sais de cálcio, dá proteção ao animal e facilitam a inserção da musculatura,  revestem o corpo do camarão de água doce.

 

Cefalotórax

No cefalotórax, o exoesqueleto tem sua composição por apenas uma parte chamada de carapaça, que finaliza antes por um alongamento parecido um espinho, o rostro, onde em suas laterais se localizam os pedúnculos oculares.

O abdômen tem articulação e cada seguimento é revestido por uma espécie de chapa transversal dorsal que tem o nome de tergo e uma ventral com o nome de esterno. O tergo e o esterno são ligados por duas pleuras, placas laterais. No camarão fêmea, as pleuras se estendem para baixo, revestindo uma parte das extremidades e formando uma câmara incubadora abdominal. Uma das pleuras, a segunda, encobre a primeira e a terceira, esse detalhe serve que pessoas leigas no ramo possa distinguir os camarões de água doce dos marinhos.

Os segmentos possuem um par de extremidades cada um, exceto o primeiro. Duas das extremidades, as primeiras, são antenas e dispõem de função táctil e olfativa. Na sequência encontra-se duas mandíbulas, um par, entre elas está a boca e ainda dois pares de espécie de queixadas, que fazem a mastigação. Os camarões de água doce também possuem três maxilípedes, os quais têm a função de agarrar e manipular o alimento colocando-o nas mandíbulas ...

 

Conheça mais sobre o assunto, confira os seguintes artigos:

 

Camarão de água doce: conheça sua morfologia

Água salgada para criar camarões de água doce? Como assim?

Como é o acasalamento dos camarões de água doce?

 

Conteúdo programático do curso Cultivo de Camarão de Água Doce:

Especificação zoológica, hábito e habitat; conheça a morfologia do camarão de água doce.

Condições técnicas; mão de obra, colaboradores, ferramentas, produtividade, registro de aquicultor.

Tópicos sobre a larvicultura; técnicas de cultivo, manejo com tanques de desenvolvimento larval, métodos de aeração, acasalamento, procriação induzida, conhecimento sobre incubação dos ovos e eclosão, desenvolvimento larval, amparo e preservação das pós-larvas, sobre o resumo de práticas para instalação e manejo, como alimentar as larvas.

Etapas do Cultivo; técnicas de recria, o berçário, a engorda.

Fornecimento e escoamento da água; controle da qualidade de água.

Detalhes sobre a alimentação dos Camarões Jovens e Adultos; adubação e calagem, como alimentar os camarões, fornecimento e quantidade de ração, manutenção do cultivo.

Despesca; (total, parcelada, mista), tratamento pós-despesca.

Procedimentos de Produção; ajuste de despescas seletivas com despesca total, manipulação com alimento polifásico, gradeamento, substratos artificiais, consórcio, policultivo.

Como comercializar e tratar com o mercado consumidor; o marcado nacional, marketing.

Tópicos sobre culinária; métodos de conservação e preparo, variedades de receitas.

 

Como montar uma criação de camarão

Criação de camarão de agua doce

Camarão de água doce reprodução

Curso de criação de camarão de agua doce

Como criar camarão de água doce

Curso cultivo de camarões de água doce

 

Outros cursos na área de Piscicultura

Curso Como criar Surubim - Criação de peixes online

Cursos Recria e Engorda de Tilápias em Tanques Escavados ead

Curso online de criação de camarão marinho

Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura curso a distância

Criação de tilápias em Tanques-rede curso pela internet

Curso Nutrição e Alimentação de Peixes online

Curso Produção de Peixes Ornamentais ead.

 

________________________________________________________________________

Área Piscicultura 01